Mensa International

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensa International

Mensagem por Admin em Qua Mar 26, 2008 9:25 am

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Mensa International é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com QIs nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado.

Histórico

Roland Berrill, um advogado australiano e o Dr. Lancelot Ware, jurisconsulto e cientista inglês, fundaram a Mensa na Inglaterra em 1946. Eles haviam tido a idéia de formar uma sociedade para pessoas brilhantes, a única qualificação para tornar-se membro era ter um alto QI. Os objetivos originais eram, como ainda são hoje, a criação de uma sociedade não-política livre de todas as distinções raciais ou religiosas. A sociedade dá as boas vindas a todas as pessoas, independentemente de sua origem, cujos QIs preencham o critério, com o objetivo dos membros apreciarem a companhia uns dos outros e participarem de uma vasta gama de actividades sociais e culturais.

Mensa aceita indivíduos cuja pontuação esteja dentro (ou acima) dos 98% em testes-padrão de QI tais como o Stanford-Binet. Novas pontuações em certos testes comuns, tais como o SAT e o GRE, não são mais aceitos, seja porque não são mais considerados testes de inteligência, seja porque não medem mais pontuações acima de 98%, embora resultados antigos destes testes sejam aceitos. No SAT, por exemplo, pontuações de 1994 e anteriores são aceitas. A Mensa administra seus próprios testes para aqueles que ainda não têm pontuações qualificativas em outros testes; cada grupo nacional da Mensa têm suas próprias regras e procedimentos para a aplicação de testes. Dado que testes diferentes são parametrizados diferentemente, não é significativo comparar pontuações totais entre testes, somente percentuais.

A Mensa International tem mais de cem mil membros, sendo mais de cinqüenta mil somente nos Estados Unidos. Em acréscimo ao encorajamento de interacção social entre seus membros, a organização está também envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo. O nome provém de mensa, a palavra latina para "mesa" e indica que é uma sociedade de iguais que se sentam à volta de uma mesa redonda (embora sua logomarca mostre uma mesa quadrada).

A Mensa está presente em mais de 100 países. A Mensa Internacional possui uma estrutura que delega a administração a grupos nacionais organizados. São três as categorias de "Mensas Nacionais": A Emerging, a Provisional e a Full. A última é a com maior grau de autonomia. Para a Mensa Nacional ser promovida de categoria é necessário ter progressivo aumento de número de membros, além da promoção de atividades de intercâmbio e benefícios para os membros existentes. Os presidentes das Mensas Nacionais Full formam o IBD (International Board of Directors). Para uma Mensa Nacional ter direito a um voto neste conselho, é necessário pelo menos 500 membros. Uma Mensa Nacional pode ter direito a mais de um voto, proporcionalmente ao número de membros que esta possui. Nos países onde não existem Mensas Nacionais organizadas, os membros são filiados diretamente à Mensa Internacional.

Em Agosto de 2006, a Mensa comemorou em Orlando, Florida - EUA, 60 anos de fundação - jubileu de diamante, em um encontro mundial chamado de WG (World Gathering) - nome derivado do usual AG (Annual Gathering), encontro nacional anual realizado por todos os capítulos nacionais da Mensa anualmente.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensa_International"

Links:
Mensa Internacional: www.mensa.org
Mensa Brasil: www.mensa.org.br
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 57
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário http://mensabrasil.mam9.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum