A Avaliação de imóveis pelos métodos econômico-financeiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Avaliação de imóveis pelos métodos econômico-financeiros

Mensagem por Admin em Qua Mar 26, 2008 8:48 pm

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBA

Vanessa de Bawden de Paula Macanhan

A AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PELOS MÉTODOS ECONÔMICO-FINANCEIROS

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção

Orientador: Prof. José Arnaldo Barra Montevechi, Dr.
Co-Orientador: Prof. Edson de Oliveira Pamplona, Dr.

Itajubá, 13 de dezembro de 2002

MACANHAN, Vanessa Bawden de Paula. A avaliaçãode imóveis pelos métodos econômico-financeiros. Itajubá: UNIFEI,2002. 99p. (Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá).

Paralvras-Chaves: Avaliação de Imóveis - Métodos de Avaliação - Fluxo de Caixa Descontado - Rentabilidade - Coeficiente Beta

Dissertação aprovada por banca examinadora em 13 de dezembro de 2002, conferinado ao autor o título de Mestre em Engenharia de Produção

Banca Examinadora:

Prof. Hector Gustavo Arango, Dr.
Prof. João Roberto Ferreira, Dr.
Porf. Edson de Oliveira Pamplona, Dr.(Co-orientador)
Prof. José Arnaldo Barra Montevechi, Dr. (Orientador)

Resumo

São diversas as situações nas quais deve-se realizar a avaliação técnica de um imóvel. Para tanto, a Norma Brasileira de Avaliação de Imóveis Urbanos, que atualmente vem passando por um processo de revisão, apresenta diferentes métodos de avaliação. O método de avaliação mais utilizado atualmente é o método comparativo de dados de mercado utilizando inferência estatística que, apesar do seu alto grau de precisão e fundamentação, não é capaz de determinar a rentabilidaade e os riscos do investimento no imóvel avaliado. Para esse propósito, seria necessária a utilização de um dos métodos econômicos-financeiros, como por exemplo o método da renda ou o método involutivo, que utilizam o fluxo de caixa descontado.

Este trabalho apresenta de forma clara e objetiva um material no qual os avaliadores possam se basear para realizar uma avaliação econômica-financeira de um imóvel. São aqui mostrados os dados necessários para a avaliação, como as entradas e saídas de caixa, número de períodos de investimento, taxas de crescimento, entre outros. Também é mostrado como é calculada a taxa de desconto a ser utilizada na avaliação, através das rentabilidades do mercado no qual o imóvel se encontra.

São apresentadas duas abordagens para a determinação e análise da rentabilidade do investimento, de modo a possibilitar o investimento em imóveis comparável a outros investimentos. Também é apresentado como são levantados e avaliados os riscos do investimento e discutido a respeito do coeficiente Beta para imóveis. São discutidas as diferentes formas de analisar o desempenho financeiro do investimento que pode ser superior ou inferior ao esperado, possibilitando determinar se os valores praticados no mercado estão sobre ou subvalorizados e ainda auxiliando na explicação do comportamento do mercado. Enfim, são apresentadas as ferramentas necessárias ao avaliador não só na avaliação do imóvel, mas também na análise do bem como um investimento.

Assim, este trabalho busca acrescentar uma bibliografia objetiva e específica à pouca literatura existente no Brasil na área de avaliações de imóveis pelos métodos econômico-financeiros, métodos estes cuja importância será acrescida uma vez concluido o projeto de revisão das Normas Brasileiras de Avaliações.

http://www.adrive.com/public/b38615b4dfdbf8b6d42a35204efeb5d56722f410aa1a7733352c04d2cb5b6df0.html
http://www.dec.ufms.br/lade/docs/ap/vanessa.pdf
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 57
Data de inscrição : 07/03/2008

Ver perfil do usuário http://mensabrasil.mam9.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum